Ícone do site Jornal O Sul

O zika vírus já tem transmissão local em 34 países e não se limita às Américas

O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. (Foto: AP)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou um relatório atualizado sobre a situação de disseminação do zika vírus pelo mundo e já confirma casos de transmissão local do patógeno em 34 países, 27 dos quais na América Latina e Caribe.

Já há seis nações-ilha fora do Caribe com transmissão autóctone – quatro no Pacífico, uma no Índico e uma no Atlântico. A Tailândia, onde o governo só relatava casos importados, já possui casos de contaminação interna.

Além das áreas com transmissão do zika através do mosquito confirmada, há seis países onde existe suspeita de circulação do vírus: Malásia, Filipinas, Camboja Indonésia, Fiji e Gabão.

Cinco arquipélagos do Pacífico que relataram casos de zika de 2007 a 2014 controlaram os surtos antes de a Pandemia ter explodido na América Latina. Essas nações, porém, estão em meio a outras que têm registrado casos na epidemia atual.

A OMS não está divulgando casos de zika não autóctones (exportados de um país para outro). Autoridades regionais, porém, já confirmam casos de passageiros infectados com zika desembarcando em ao menos 15 países de clima temperado, dez deles na Europa. Nos EUA, só há casos importados, mas a OMS investiga se uma suspeita de transmissão do vírus por sexo realmente ocorreu dessa forma. (AG)

Sair da versão mobile