Foi realizado na quinta-feira, em Porto Alegre, o ato Agora Chega de Imposto!, organizado pela OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil). O movimento reuniu entidades empresariais e de representação profissional, sindicatos e movimentos sociais, que posicionaram-se contra o projeto do governo do Estado de elevação da alíquota básica do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 17% para 18%, além do aumento de 25% para 30% do imposto sobre gasolina, álcool, telecomunicações, energia elétrica, entre outros.
O coordenador do movimento e vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, classificou o movimento como de “profundo simbolismo para o Estado”. “Este movimento significa todos nós, cidadãos do Rio Grande do Sul, afirmando que não queremos conviver com ações absolutamente simplórias. O aumento de impostos é uma solução simples demais para quem tem a responsabilidade de governar nosso Estado”, declarou Lamachia.
O presidente da OAB-RS, Marcelo Bertoluci, enfatizou que os gaúchos não têm mais condições de suportar aumento de cargas tributárias. “Estamos no limite. O aumento do ICMS nos deixa sob pena de perda de competitividade e de aniquilamento do Estado, afastando o RS do mercado econômico nacional”, alertou.
Participaram da atividade entidades como CUT, Fecomércio, Fiergs, Federasul, FCDL, Força Sindical, Fórum dos Conselhos Regionais das Profissões Regulamentadas do RS, entre outras instituições da sociedade civil organizada.
