Ícone do site Jornal O Sul

Obama está louco para conhecer Cuba

Barack Obama "apreciaria" muito fazer uma visita a Cuba. (Crédito: Reprodução)

Ao responder a uma pergunta de uma jornalista cubana, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que o presidente americano Barack Obama “apreciaria” muito fazer uma visita a Cuba antes do fim do seu mandato, em janeiro de 2017. A Casa Branca tem se mostrado cada vez mais aberta à possibilidade de uma visita de Obama a Cuba.

Há poucas semanas, Earnest foi mais cauteloso ao afirmar que o presidente não espera viajar à ilha no curto prazo, mas há a possibilidade de que o faça antes de deixar o cargo.

Em dezembro, um dia após o anúncio histórico feito pelos dois países para restabelecer as suas relações diplomáticas, o porta-voz disse que tinha certeza de que Obama não recusaria viajar para a ilha se houvesse uma oportunidade de fazê-lo. Poucos dias mais tarde, em sua última entrevista em 2014, Obama negou que tinha planos de visitar prontamente a ilha ou de convidar Raúl Castro para uma visita à Casa Branca.

Sou um homem bastante jovem, assim, penso que em algum momento da minha vida terei a oportunidade de visitar Cuba”, disse à época.

Encontro

Representantes dos dois países se reuniram em Washington (EUA), na quarta rodada de negociações para restabelecer as relações diplomáticas. Segundo a Chancelaria cubana, a reunião, de mais de oito horas, produziu avanços.  A decisão de Obama de retirar Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo teria tido impacto positivo no ambiente das negociações. (Folhapress)

Sair da versão mobile