Um ônibus foi incendiado durante o cumprimento de uma reintegração de posse em Canoas, na Região Metropolitana. A ação, realizada na manhã desta segunda-feira (14) no bairro Mathias Velho, acabou em confronto entre moradores e a BM (Brigada Militar).
A BM teve de ser enérgica e utilizar até bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, além de balas de borracha, para conter os distúrbios. Revoltadas, algumas pessoas colocaram fogo em um ônibus da Vicasa, que estava próximo ao local.
Cerca de 100 pessoas ocuparam o local, pertencente à Prefeitura Municipal de Canoas, no dia 7 deste mês, durante o Feriado da Independência, e resistiram à ordem de reintegração de posse cumprida pelos Oficiais de Justiça. Além de incendiar o coletivo, os moradores também queimaram algumas barracas e casebres erguidos no local. Viaturas do 15º BPM foram apedrejadas. Os bombeiros tiveram de ser acionados.
O pedido de reintegração de posse havia sido encaminhado à Justiça no dia seguinte à invasão. A Prefeitura esclareceu que negociou uma saída com os invasores, mas não houve sucesso nos dias anteriores ao despejo judicial.
