Os passageiros da linha de ônibus “T7 – Nilo/Praia de Belas”, em Porto Alegre, passam a contar nesta quarta-feira (4) com um veículo elétrico e articulado, em fase de testes por 30 dias. O modelo é de fabricação 100% nacional e atende ao edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 2023, para soluções inovadoras no transporte público.
A linha é operada pela Companhia Carris Portoalegrense. O trajeto começa no Terminal Triângulo e percorre mais de 10 quilômetros, ligando importantes centros de comércio, universidades e hospitais, através das avenidas Assis Brasil, João Wallig, Francisco Trein, Nilo Peçanha, Protásio Alves, Osvaldo Aranha e Loureiro da Silva, até o desembarque no terminal da Borges de Medeiros junto ao shopping Praia de Belas.
O articulado elétrico será responsável por seis viagens no sentido Norte-Sul, a partir do Terminal Triângulo, e cinco no sentido Sul-Norte, a partir do terminal na rua Peri Machado, bairro Praia de Belasm. A oferta se dá por meio de tabela extra. Confira a tabela:
– Norte–Sul: 5h45min, 7h32 min, 9h40min, 16h20min, 18h40min e 21h45min.
– Sul–Norte: 6h38min, 8h46 min, 17h28min – 19h45min e 22h50min.
Conforme a prefeitura, o veículo percorrerá em média 170 quilômetros por dia, deslocamento que poderá ser ampliado conforme a autonomia apresentada nos testes. A cada volta completa, o ônibus da linha T7 percorre cerca quase 31 quilômetros.
A iniciativa faz parte do programa “Mais Transporte”, destinado a aprimorar o serviço oferecido aos usuários. O titular da pasta, Adão de Castro Júnior, ressalta: “Faremos testes com este veículo de alta capacidade nessa linha que faz a importante conexão para analisar seu desempenho operacional. Nosso objetivo é oferecer aos passageiros uma experiência inovadora, sustentável e eficiente, que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo”.
Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto-piloto de eletrificação da frota do transporte coletivo em três linhas 100% elétricas: “E178 – Praia de Belas”, “E378 – Integradora” e “E703 – Vila Farrapos”.
“Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos”, conclui Castro Júnior.
Detalhamento
Denominado “e-Bus Articulado”, o coletivo tem 21,5 metros de comprimento e capacidade para até 150 passageiros, sendo integralmente fabricado no Brasil. A tração e a integração são da Eletra, o chassi é Mercedes-Benz, ao passo que a carroceria tem a assinatura eMillenium Caio e o motor elétrico, inversor e bateria (recarregáveis em quatro horas) são da WEG.
A autonomia é de 220 quilômetros. Dentre os confortos aos passageiros estão ar-condicionado, rede de interner sem-fio, tomadas USB para recarga de celular e acessibilidade universal, com espaço para duas cadeiras de rodas.
(Marcello Campos)