Ícone do site Jornal O Sul

Operação Desmanche interdita estabelecimento em Canoas e apreende 50 toneladas de sucata

Cerca de 50 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas e encaminhadas para a trituração. (Foto: Thanise Melo/SSP)

Cerca de 50 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas e encaminhadas para a trituração, nesta quinta-feira (10), durante a 24ª Operação Desmanche, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Um estabelecimento foi interditado.

Nas 23 primeiras edições foram apreendidas e trituradas mais de 1.857 toneladas de sucata. Com a ação desta quinta, são 41 desmanches fechados e 35 pessoas presas. Onze municípios gaúchos  já receberam edições da operação: Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, São Sebastião do Caí, Alvorada, Estrela e Caxias do Sul.

Consulta a peças

O consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran-RS. Essas empresas têm na fachada o logotipo da autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica.

Também é possível consultar, no site do Detran-RS, a relação de empresas credenciadas ao Estado. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos, além da garantia de origem lícita, as peças passam pelo aval de um responsável técnico, que atesta suas condições de segurança.

Sair da versão mobile