Sete filhotes de uma rara jiboia brasileira, toda branca e com olhos negros, acabam de ser devolvidos para o país. O animal, batizado de Princesa Diamante – apesar de ser macho –, havia sido vendido ilegalmente para um criador americano.
A cobra foi encontrada em 2006 no meio da mata, no Rio de Janeiro, e levada para o zoológico da cidade de Niterói. Logo que ficou famoso, chegou a ser avaliado em 1 milhão de dólares, mas não podia ser comercializado
Apesar disso, a administradora do zoológico e o marido dela, venderam a serpente para o criador americano Jeremy Stone, que contratou um traficante de animais para levar a cobra para os Estados Unidos. “Lá, os filhotes dele eram vendidos por valores que variavam entre 25 e 40 mil dólares”, afirma o agente ambiental federal Roberto Cabral Borges.
Para recuperar a jiboia, foi firmada uma parceria entre policiais brasileiros e americanos. Mas Princesa Diamante não foi achado. Stone afirmou que a cobra morreu, mas a polícia desconfia da versão e continuará as buscas.
Por enquanto, os filhotes da jiboia ficarão hospedados no zoológico de Brasília. O objetivo é que elas sejam soltas na natureza. (AG)