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Operadoras de turismo apavoradas com a disparada do dólar baixam preços e fazem promoções para os brasileiros continuarem a querer viajar para o exterior

Cada dois adultos que compram pacote completo para a Disney, uma criança ganha uma passagem aérea. (Foto: Phelan M. Ebenhack/AP)

Viagens para  a Disney (EUA) em que pagam dois e voam três e taxa de câmbio reduzida para pagamentos em dólar de pacotes para a Europa estão entre as estratégias do setor de turismo para manter o movimento em tempos de crise econômica e alta do dólar. A baixa temporada, que começa em agosto, trará pacotes com preços até 30% mais baixos que os do segundo semestre de 2014, avalia Magda Nassar, presidente da Braztoa, que reúne as operadoras de turismo no País.

Mesmo assim, em alguns casos, o consumidor não tem, na prática, uma queda de preços, pois a valorização da moeda americana ameniza ou até anula o efeito do desconto. “Com a crise, os pacotes estão ao menos 20% mais baratos desde o início de 2015, para caberem no bolso do consumidor. Para o turismo, o principal problema não é o preço do dólar, mas a instabilidade, que causa insegurança no viajante.”

“A redução de preço nos pacotes é resultado da queda no valor de bilhetes aéreos e diárias de hotel”, diz Leonel Rossi, vice-presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens). Isso segura as vendas, mas haverá retração: “Devemos fechar 2015 com perda de 7% a 10% em vendas. O doméstico está bem. O internacional é mais sensível.”

No primeiro semestre, Rossi cita recuo de 7% nas vendas de viagens para o exterior. A Braztoa, porém, nega haver um movimento de substituição de viagens internacionais por outras domésticas. É que o corte nos preços pode compensar a alta do dólar. E, agora, será isca para o turista.

“Negociamos redução de 20% em média no preço dos pacotes internacionais. Com isso, praticamos esse câmbio reduzido, que tem efeito na decisão de compra do consumidor” — diz Valter Patriani, vice-presidente da CVC. A TAM Viagens criou um aplicativo para Facebook que alerta o usuário sobre promoções. E a cada dois adultos que compram pacote completo para a Disney, uma criança tem a passagem aérea de graça. “O importante é manter o mercado funcionando. As operadoras cortaram margem de lucro. A crise é de todos”, diz Miguel Andrade, sócio-diretor da  TransMundi. (AG)

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