As diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendam, para adultos e idosos, pelo menos de 150 a 300 minutos por semana de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa. Esses grupos também devem realizar fortalecimento muscular em, pelo menos, dois dias na semana.
Anteriormente, a diretriz estabelecida em 2010 era de 150 minutos para atividades leves ou moderadas e 75 minutos para atividades intensas, então os números dobraram dos últimos dez anos para cá.
Praticar exercícios físicos regularmente é fundamental para a manutenção de todos os aspectos de nossa saúde. A atividade física faz bem para a saúde mental e previne quadros de depressão e ansiedade, além de estimular a produção de endorfina – a substância responsável por promover o bem-estar no organismo.
Além disso, ter uma vida fisicamente ativa fortalece o corpo e melhora o sistema imunológico, nos protegendo de doenças crônicas, cardiovasculares e até de sintomas isolados, como aquelas eventuais dores no corpo, dores de cabeça, etc. Quem começa a praticar exercícios desde cedo também garante um envelhecimento mais saudável, com mais disposição, menos limitações e menos riscos de desenvolver doenças graves na terceira idade.
Para aqueles que ainda não saíram do sedentarismo, nunca é tarde para começar. É importante lembrar que ninguém precisa já começar tendo um desempenho de atleta – a recomendação é praticar atividades físicas todos os dias, independentemente de qual seja. Para quem não tem costume e condicionamento físico, o ideal é começar com atividades leves, até que esteja apto para aumentar a dose.
Estabelecer metas é uma ótima forma de se sentir motivado a continuar. Algumas pessoas praticam exercícios para perder peso, outras para melhorar seu condicionamento e ainda existem aqueles que buscam como ganhar massa muscular rápido. Decidir aonde você espera chegar com suas atividades físicas é um importante passo para definir ao certo quais exercícios deve praticar e, dessa forma, estabelecer uma rotina.
O começo pode ser difícil, mas aqueles que insistirem certamente colherão bons frutos no futuro e terão uma vida muito mais leve.
