Ícone do site Jornal O Sul

Orquestra da Ulbra interpreta Stabat Mater de Pergolesi no concerto da série Domingo Clássico

Sob regência de Tiago Flores, o concerto terá participação das solistas Cintia de los Santos e Carol Braga. (Foto: Eduardo Seidl/Divulgação)

O concerto da série Domingo Clássico da Orquestra de Câmara da Ulbra será realizado neste domingo, dia 18 de maio, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre. A entrada é gratuita. Com regência do maestro Tiago Flores, o repertório da noite será inteiramente dedicado a dois expoentes do período barroco europeu: Georg Friedrich Handel (1685–1759) e Giovanni Battista Pergolesi (1710–1736).

A apresentação terá início com dois Concertos Grossos, da coletânea Opus 6 de Handel – o nº 2, em Fá maior, e o nº 5, em Ré maior. Essas obras foram compostas quando o músico alemão já dominava com absoluta maestria os recursos da escrita orquestral. “As peças revelam a mestria de Handel no uso do contraponto e na construção de diálogos entre solistas e orquestra”, destaca o maestro. A alternância entre os grupos de instrumentos cria uma dinâmica envolvente, característica marcante do estilo barroco tardio.

Sofrimento de Maria

Após o intervalo, o ponto alto da noite será a execução do Stabat Mater, de Pergolesi. Escrita em 1736, pouco antes do falecimento do compositor, aos 26 anos, a obra é considerada uma das mais emocionantes do repertório sacro barroco. Baseada em um poema litúrgico do século XIII, o hino – também conhecido como “Dolorosa” – expressa, de forma intensa e comovente, a dor de Maria diante da crucificação de seu filho. “Um dos mais pungentes poemas medievais que medita sobre o sofrimento de Maria, a mãe de Jesus”, destaca a produção.

A interpretação ficará a cargo das solistas Cintia de los Santos (soprano) e Carol Braga (mezzo-soprano), cujas vozes se entrelaçam com delicadeza e profundidade emocional ao longo da composição. Também participa do concerto o músico Eduardo Knob, responsável pela execução do cravo e do órgão, instrumentos fundamentais para a ambientação barroca.

A retirada de senhas será realizada no local, uma hora antes do início do espetáculo, por ordem de chegada.

Serviço

* Data: Domingo, 18 de maio

* Horário: 19h

* Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280 – Porto Alegre)

* Ingressos: Gratuitos. Sugere-se a doação de alimentos não perecíveis ou roupas em bom estado, em apoio ao Projeto Juvenil Solidário.

Programa

* G. F. Handel – Concerto Grosso Op. 6, nº 2, em Fá maior

* G. F. Handel – Concerto Grosso Op. 6, nº 5, em Ré maior

* INTERVALO

* G. B. Pergolesi – Stabat Mater

Participações

* Solistas: Cintia de los Santos (soprano) e Carol Braga (mezzo-soprano)

* Participação especial: Eduardo Knob (cravo e órgão)

* Regência: Tiago Flores

A iniciativa integra a Lei de Incentivo à Cultura, com promoção da Associação dos Amigos da Orquestra de Câmara e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Sair da versão mobile