Ícone do site Jornal O Sul

Os detentores de 14% do PIB brasileiro são investigados nas operações da Polícia Federal

Empresas envolvidas nas operações Lava-Jato e Zelotes equivalem a cerca de 14% do PIB brasileiro. (Foto: Reprodução)

As empresas “oficialmente” envolvidas nas operações Lava-Jato e Zelotes equivalem a cerca de 14% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo, as 32 companhias com ações abertas na Justiça Federal ou com inquéritos públicos nas duas operações da PF (Polícia Federal) têm uma receita combinada de aproximadamente 760 bilhões de reais, o que, segundo analistas, dá uma ideia dos efeitos que as investigações podem ter sobre a economia brasileira.

“Não é um número desprezível. Se considerado o impacto indireto sobre a cadeia do petróleo e construção pesada do País, o estrago é chocante”, disse o economista José Roberto Mendonça de Barros.

Os efeitos da Lava-Jato são muitos. Companhias, sobretudo fornecedoras da Petrobras, quebraram e outras entraram em recuperação judicial. Grandes grupos estão vendendo ativos e com dificuldade de refinanciar suas dívidas. Cerca de 1 milhão de trabalhadores foram demitidos ao longo dos últimos meses, segundo a Força Sindical. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) calcula cerca de 140 mil cortes somente na área da construção. Fontes do setor de óleo e gás dizem que a Petrobras eliminou mais de 170 mil vagas. A Odebrecht cortou cerca de 50 mil pessoas desde 2014.

Sair da versão mobile