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Os Estados Unidos mandam inspecionar os jatos Boeing 737 NG por suspeita de rachaduras

No início do mês, agência dos Estados Unidos determinou inspeção em aeronaves 737 NG por "fissuras estruturais". (Foto: Reprodução)

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) disse nesta quarta-feira (2) que operadores de aeronaves devem inspecionar 165 aviões Boeing 737 NG quanto a trincas estruturais em sete dias após a descoberta do problema em um pequeno número de aviões. As informações são da agência de notícias Reuters.

A Boeing notificou a FAA sobre o problema após descobrir rachaduras estruturais em uma aeronave em reforma na China. A FAA disse que as inspeções subsequentes encontraram rachaduras semelhantes em um pequeno número de outros aviões.

A FAA disse que aviões com menos voos serão inspecionados. O pedido abrange um total de 1.911 aviões registrados nos EUA. As inspeções podem ser feitas visualmente e devem levar cerca de uma hora por avião, informou a FAA.

As companhias aéreas Southwest Airlines, United Airlines e American Airlines estão entre as empresas que voam com o 737 NG. No Brasil, a aeronaves da família 737 NG são usadas pela Gol. A família NG inclui os modelos 737-600, -700, -700C, -800, -900 e -900ER.

O porta-voz da American Airlines, Ross Feinstein, disse que nenhum dos 737-800 da empresa cumpre o requisito de sete dias. A empresa prevê que cerca de 80 aviões 737-800 exigirão a inspeção nos próximos oito meses, mas que não afetarão sua operação.

A FAA disse que a problema pode afetar a integridade estrutural e resultar em perda de controle da aeronave. O 737 NG é a versão anterior do 737 MAX, que teve as operações suspensas, mas que não é afetado pelo problema.

A Boeing disse na sexta-feira que entrou em contato com operadores do 737 NG sobre a descoberta de rachaduras, mas acrescentou que “nenhum problema em serviço foi relatado”.

A Reuters e outras agências de notícias divulgaram na sexta-feira as inspeções planejadas, mas a FAA não havia revelado detalhes gerais. O pedido entrará em vigor na quinta-feira. Aeronaves com mais de 30.000 ciclos devem ser inspecionadas dentro de sete dias, enquanto aviões entre 22.600 e 29.999 ciclos devem ser inspecionados dentro de 1.000 ciclos, o que normalmente corresponde ao número de voos. A FAA quer que as empresas aéreas relatem suas descobertas imediatamente.

Subsídios europeus

Em outro caso, a Boeing pediu à Airbus nesta quarta-feira que cumpra as decisões da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre subsídios europeus para evitar sanções dos EUA que prejudicarão não apenas a fabricante de aviões, mas toda a economia europeia.

A Europa está enfrentando tarifas hoje porque a Airbus se recusou há anos a cumprir as decisões da OMC”, afirmou a Boeing em comunicado.

Ainda hoje, a Airbus ainda pode evitar completamente essas tarifas, cumprindo plenamente suas obrigações. Esperamos que ela finalmente faça isso”.

A UE iniciou um processo na OMC com o objetivo de mostrar que cumpriu com as decisões anteriores relativas à Airbus, mas os árbitros da OMC se recusaram a forçar Washington a aguardar o resultado do processo antes de impor tarifas, disse em relatório publicado nesta quarta-feira.

A Airbus havia pedido antes negociações para amenizar a longa disputa de subsídios sobre as duas empresas.

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