Ícone do site Jornal O Sul

“Os olhos do mundo estarão voltados ao Brasil. Estamos preparados para atender as elevadas expectativas”, diz Dilma ao acender a tocha olímpica

Presidenta entregou a tocha para a jogadora de vôlei Fabiana (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Às vésperas da votação do processo de impeachment no Senado, a presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã desta terça-feira (03), no Palácio do Planalto, em Brasília, a tocha olímpica, símbolo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Depois de a chama ter sido transferida para uma pira, a presidenta acendeu a tocha e a ergueu na rampa principal do Planalto. Ela entregou a tocha à jogadora de vôlei Fabiana, que desceu a rampa correndo, dando início oficial ao revezamento da chama. “Os olhos do mundo estarão voltados ao Brasil. Estamos preparados para atender as elevadas expectativas durante os Jogos”, declarou a mandatária.

Segundo Dilma, apesar da instabilidade política, os brasileiros serão capazes de conviver harmonicamente, pois o governo criou condições para isso. Em relação à segurança durante a Olimpíada, Dilma declarou: “Asseguro que o Brasil está plenamente preparado para proporcionar a proteção aos atletas, às comissões técnicas, aos chefes de Estado”.

A cerimônia que marcou o acendimento da tocha em Brasília contou com a presença de atletas, autoridades e apoiadores da petista, o que deu tom político ao evento. O ministro do Esporte, Ricardo Leyser, elogiou a chefe do Executivo e destacou os grandes eventos esportivos que o Brasil sediou nos últimos anos.

A chama olímpica chegou ao Brasil vinda da Suíça, onde esteve nas sedes da ONU (Organização das Nações Unidas) e do COI (Comitê Olímpico Internacional). Ela foi oficialmente acesa em Olímpia, na Grécia, em 21 de abril, e também foi levada em revezamento pelo país europeu.

A tocha passará pela mão de 12 mil pessoas em 329 cidades de todo o Brasil até chegar ao Maracanã em 5 de agosto, quando será utilizada para o acendimento da pira olímpica dos Jogos do Rio. No Rio Grande do Sul, a tocha estará de 3 a 9 de julho, onde passará por 28 cidades: Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile