Durante o Tá na Mesa da Federasul, Sebastião Melo criticou medidas anunciadas pelo governo federal e alertou para impactos sobre as contas públicas e as futuras administrações.
A ampliação de benefícios sociais, programas de renegociação de dívidas, subsídios e incentivos econômicos às vésperas das eleições voltou a colocar a responsabilidade fiscal no centro do debate nacional. O tema foi discutido durante o Tá na Mesa, da Federasul, que reuniu o prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Sebastião Melo, e o ex-vice-prefeito Ricardo Gomes.
Melo classificou o conjunto de medidas como uma “irresponsabilidade eleitoral e fiscal”, argumentando que decisões tomadas em período eleitoral tendem a gerar compromissos financeiros de longo prazo sem garantia de receitas permanentes. Na avaliação do prefeito, a expansão de gastos pode ampliar a pressão sobre estados e municípios, já afetados pelo aumento das despesas obrigatórias e pela redução da capacidade de investimento.
Segundo dados citados durante o encontro, o pacote tem potencial de impactar as contas públicas em dezenas de bilhões de reais nos próximos anos. Para os debatedores, o principal ponto de preocupação não está apenas nos benefícios anunciados, mas na sustentabilidade das medidas e nos efeitos que poderão ser transferidos para governos futuros.
O tema ganha relevância em um ambiente de crescente pressão fiscal. Estados e municípios acompanham com atenção iniciativas federais que possam elevar custos operacionais ou criar novas obrigações financeiras, especialmente em áreas essenciais como saúde, transporte e assistência social.
Durante o debate, Melo também defendeu mudanças no sistema político, incluindo o fim da reeleição, enquanto Ricardo Gomes argumentou que o país precisa avançar em reformas institucionais e tributárias para garantir maior previsibilidade econômica.
Para representantes do setor produtivo presentes ao encontro, a discussão reflete um desafio recorrente da economia brasileira: conciliar demandas sociais imediatas com equilíbrio fiscal de longo prazo. Em meio ao calendário eleitoral, a preocupação é que decisões de curto prazo acabem reduzindo a capacidade de investimento do Estado e ampliando a conta a ser paga por contribuintes, empresas e futuras gerações. (por Gisele Flores)
