O conclave que nomeou Papa Leão XIV como o novo líder da Igreja Católica tem dado o que falar nas redes sociais, e não é só pela escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, como o sucessor de Francisco (1936-2025). Um outro religioso, este brasileiro, também tem ganhado admiradores na internet. Trata-se de Jefferson Merighetti, de 46 anos, apelidado por internautas como o “padre gato”.
Tudo começou quando o sacerdote foi filmado por outro brasileiro, na praça São Pedro. O episódio aconteceu enquanto a multidão esperava pelo resultado da eleição. Em paralelo, Merighetti dava entrevistas a veículos da mídia sobre a escolha do Pontífice que vai comandar o Vaticano nos próximos anos.
“Gente, o padre é bonito e é brasileiro”, comenta o autor da filmagem, o criador de conteúdo Giovanni Douglas Lopes, arrancando risadas de Jefferson.
Nos comentários da postagem, em meio à chuva de elogios à beleza do padre, várias mensagens o comparam ao personagem padre Pedro da novela “Mulheres Apaixonadas” (2003), da TV Globo, interpretado pelo ator italiano Nicola Siri.
Apesar de carioca, atualmente, Jefferson mora em Roma, na Itália. Ele é presbítero da Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde já atuou como diretor de Mídias Sociais entre 2011 e 2017. No mesmo período, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, no bairro da Penha, na Zona Norte da capital fluminense.
No Instagram, rede em que é seguido por quase 20 mil pessoas, o sacerdote descreve brevemente a trajetória profissional na biografia de seu perfil: é cultural concierge e especialista em história da arte sacra.
Em outro aplicativo, o Facebook, o padre compartilha que tem pós-graduação em História da Arte Sacra na Faculdade do Mosteiro de São Bento, além de mestrado em Bens Culturais na Universidade Gregoriana de Roma.