Ícone do site Jornal O Sul

Palco de tensões cotidianas, Jerusalém registra três novos ataques

Os ataques desta terça-feira acontecem em meio a uma intensa onda de violência em Israel e nos territórios palestinos ocupados. (Foto: Mahmoud Illean/AP)

As autoridades registraram nesta terça-feira ao menos três novos casos de ataques com facas contra cidadãos israelenses em Jerusalém.

No primeiro caso, dois palestinos de 12 e 13 anos agrediram um vigilante em um veículo leve sobre trilhos em um bairro judaico em Jerusalém Oriental, segundo a polícia. O guarda, que ficou moderadamente ferido, baleou e feriu o mais jovem dos dois, e as forças de segurança detiveram o segundo.

Pouco depois, um palestino de 37 anos correu contra agentes de segurança com uma faca na mão próximo ao Portão de Damasco, na Cidade Velha de Jerusalém. O suspeito foi baleado antes de agredir alguém e foi declarado morto posteriormente.

A polícia israelense diz ter frustrado um ataque similar em Abu Dis, um bairro árabe em Jerusalém Oriental. De acordo com a porta-voz, um palestino tentou esfaquear oficiais em um posto de controle antes de ser morto.

Os ataques desta terça-feira acontecem em meio a uma intensa onda de violência em Israel e nos territórios palestinos ocupados. Desde o início de outubro, morreram 12 israelenses e 75 palestinos.

Estopim da violência e foco de grande parte dos ataques, Jerusalém registrou, segundo a Chancelaria israelense, ao menos 19 ataques de palestinos com facas e armas de fogo, os quais deixaram cinco israelenses mortos e 39 feridos, até esta terça-feira.

Para tentar conter a onda de violência, as autoridades adotaram uma série de novas medidas em Jerusalém, como reforçar a presença policial e isolar bairros árabes com muros e postos de controle. Consideraram ainda flexibilizar as regras de porte de armas para israelenses. A prefeitura de Jerusalém disse, sem dar detalhes, que grande parte dos bloqueios instalados na cidade recentemente já foi removida. (Daniel Avelar e Isabel Fleck/Folhapress)

Sair da versão mobile