Ícone do site Jornal O Sul

Papa Francisco chama o presidente da Colômbia e o maior rival político do colombiano para falar de paz no país

Papa Francisco (E) fala com o presidente colombiano Juan Manuel Santos (D) e Alvaro Uribe (Foto: Reuters)

O Papa Francisco chamou o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o maior rival político do colombiano, Alvaro Uribe, para discutir um acordo de paz com os rebeldes no país. O Vaticano divulgou uma imagem dos três conversando à mesa do Papa nesta sexta-feira (16) em reunião que teria iniciado às 8h35min (de Brasília).

Uribe, político mais popular do país, liderou a campanha contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que resultou na derrota do plebiscito em outubro. Santos, então, fez mudanças para agradar os críticos e reuniu-se com Uribe pela primeira vez em seis anos. Ainda assim, ele não conseguiu o apoio do rival.

O opositor do governo foi chamado de surpresa para a reunião conjunta. Antes do encontro, o Papa Francisco já havia recebido tanto Santos quanto Uribe individualmente. “Precisamos da sua ajuda”, disse Santos ao pontífice, que recebeu de presente do colombiano uma bala de arma de fogo convertida em caneta. Não foram divulgados detalhes da reunião do Papa com Uribe.

A Colômbia vive um conflito armado no qual também participam outras guerrilhas, paramilitares e agentes estatais, que já teve aproximadamente 260 mil mortos e 60 mil desaparecidos. (Folhapress)

Sair da versão mobile