Ícone do site Jornal O Sul

Para evitar contato com dinheiro, cartões TRI são distribuídos em terminais de ônibus em Porto Alegre

A cada semana, será escolhido um local diferente para a entrega, com divulgação prévia no site tripoa.net.br. (Foto: Samuel Maciel/Arquivo/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre informou que adotou mais uma medida para tentar evitar a propagação do novo coronavírus no transporte coletivo. A partir desta segunda-feira (20), a ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros) começou a entregar cartões TRI a usuários de ônibus que ainda não utilizam o sistema.

Equipes realizam a entrega no Terminal Parobé, no Centro, distribuindo gratuitamente os cartões, que poderão ou não já ter a primeira recarga para as próximas viagens. A cada semana, será escolhido um local diferente para a entrega, com divulgação prévia no site tripoa.net.br.

Desde o início das medidas de isolamento social, o índice de pessoas que pagam a passagem de ônibus com dinheiro chegou a cerca de 20%. Agora, os registros da última semana apontam que mais de 30% dos usuários utilizam essa forma de pagamento.

“A ação que estamos desenvolvendo é um incentivo para que as pessoas migrem de vez para o TRI. Não existe a necessidade de manusear dinheiro, ainda mais durante a pandemia”, explicou o secretário municipal extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello. A prefeitura já recomenda o uso do TRI para evitar o contato com cédulas desde o início das medidas de prevenção ao coronavírus.

Como adquirir o cartão nos terminais:

– Verificar no site do TRI  as datas e os locais onde estará equipe da ATP

– Confirmar com a equipe do local, apresentando o CPF, que não há um cadastro ou cartão em seu nome

– Apresentar carteira de identidade para fins cadastrais

– Escolher entre um cartão sem créditos ou com R$ 10 pré-carregados

Recargas posteriores podem ser feitas pelo site ou aplicativo do cartão TRI, no Posto TRI Terminal Triângulo (avenida Assis Brasil) ou na sede da ATP (avenida Protásio Alves, 3.885).

Sair da versão mobile