Ícone do site Jornal O Sul

Para evitar Trump, a primeira-dama do Japão teria fingido não saber inglês

Os casais Trump e Abe: primeira-dama japonesa teria fingido não saber inglês para evitar americano em jantar. (Foto: Carlos Barria/Reuters)

Uma intriga internacional ronda a internet: teria a primeira-dama do Japão fingido não saber inglês para ter que evitar conversar com Donald Trump?

A dúvida surgiu após o presidente americano contar em uma entrevista ao jornal The New York Times que, mesmo sentado lado a lado com Akie Abe durante um jantar na conferência do G20, os dois não conseguiram engatar uma conversa por conta da barreira linguística.

“Eu estava sentado perto da mulher do primeiro-ministro Abe, que eu acho que é um cara incrível, e ela é uma mulher incrível, mas não fala inglês”, contou Trump à repórter Maggie Haberman, que em seguida pergunta:

“Tipo, nada mesmo? Zero?”.

“Tipo, nem mesmo “olá”, responde Trump, que em seguida confirma que o encontro foi esquisito, já que o jantar durou quase duas horas.

Após a entrevista ser publicada, usuários do Twitter foram rápidos em encontrar diversos registros de Akie Abe conversando em inglês. Em um vídeo gravado durante uma conferência, a primeira-dama faz um discurso de mais de 15 minutos no idioma de Shakespeare.

Na verdade, seria muito improvável Abe não saber inglês de acordo com a sua biografia: nascida em família rica, ela estudou em uma famosa escola particular em Tóquio e foi executiva em uma grande agência de publicidade antes de se casar com Shinzo Abe em 1987.

Ainda sem uma explicação para a história, o fato é que não demorou para Akie Abe ganhar status de “heroína” nas redes por sua suposta estratégia para evitar o presidente americano. (AG)

Sair da versão mobile