Mais da metade das crianças do terceiro ano do ensino fundamental têm dificuldades para fazer contas. De acordo com os dados da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), divulgada na quinta-feira pelo governo federal, 57% dos alunos mostraram um nível inadequado de aprendizagem.
“Em todas as faixas é preocupante, mas onde a preocupação é maior é na matemática”, disse o ministro da Educação, Renato Janine. Para a avaliação de matemática, o MEC (Ministério da Educação) dividiu a aprendizagem em quatro níveis, sendo que o primeiro e o segundo são inadequados. “No primeiro, a criança tem apenas o conhecimento que traz de casa. No segundo, ela é capaz de fazer operações, mas muito simples. Nesse momento, se ela não ler vai ter dificuldades com a matemática, já que precisa ler os problemas para entendê-los”, informou o presidente do Instituto Anísio Teixeira, Francisco Soares.
Escrita
O ministro afirmou que o Brasil tem uma alfabetização “insuficiente”. No caso da leitura, 22% das crianças avaliadas mostraram aprendizagem inadequada. “Nesse nível, o aluno sequer lê uma palavra”, afirmou o ministro. A terceira área avaliada foi a escrita, na qual 34% dos alunos têm nível inadequado de conhecimento. “Esses dados são muito preocupantes e exigem medidas urgentes”, disse Janine.