Ícone do site Jornal O Sul

Para o governo, rebaixamento da nota do País pela Moody’s será temporário

A nota foi cortada em dois degraus, de Baa3 – último nível de grau de investimento – para Ba2. A perspectiva é negativa, o que indica que novo rebaixamento poderá ocorrer dentro dos próximos meses. (Foto: Reprodução)

A equipe econômica do governo Dilma Rousseff acredita que o rebaixamento da nota de crédito do País, determinada nessa quarta-feira pela agência de classificação de risco Moody’s, será temporária e o Brasil poderá recuperar sua avaliação assim que as medidas de ajuste das contas públicas, em discussão, sejam implementadas e comecem a gerar resultados.

O rebaixamento da nota brasileira nesta manhã pela Moody’s fez com o que o país perdesse o último selo de bom pagador que detinha entre as três maiores agências de classificação de risco do mundo.

A nota do País foi cortada em dois degraus, de Baa3 – último nível de grau de investimento – para Ba2. A perspectiva é negativa, o que indica que novo rebaixamento pode ocorrer nos próximos meses.
Em dezembro, a Moody’s já havia sinalizado que poderia cortar a nota brasileira, ao colocá-la em observação, revisando a perspectiva de estável para negativa.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, o governo Dilma afirma que a posição das agências de rating não altera o comprometimento com o ajuste fiscal necessário para estabilizar a trajetória da dívida pública e na perspectiva de recuperação da economia brasileira no médio prazo. (Folhapress)

Sair da versão mobile