Ícone do site Jornal O Sul

Para salvar Infraero, governo quer vender fatias da participação da estatal em aeroportos concedidos à iniciativa privada

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (Foto: Banco de Dados)

O governo estuda a possibilidade de vender fatias da participação que a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) tem nos aeroportos concedidos à iniciativa privada. A informação é da Secretaria de Aviação Civil. A estatal administra atualmente 60 aeroportos públicos no Brasil.

Em nota, a secretaria disse que estuda a reestruturação da Infraero para sanear as contas da empresa e oferecer serviços de qualidade nos aeroportos. “Entre as medidas de reestruturação, está a venda de parte de sua participação nos terminais de Guarulhos [São Paulo-SP], Viracopos [Campinas-SP], Galeão [Rio de Janeiro-RJ], Brasília [DF] e Confins [Confins-MG], todos concedidos à iniciativa privada. A Infraero tem 49% de participação em cada um deles e não há nenhuma definição sobre esse percentual que seria vendido, porque tratam-se de aeroportos diferentes com realidades distintas umas das outras.”

A reengenharia da Infraero acontecerá antes da concessão dos aeroportos de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que serão leiloados no próximo ano.

Prejuízo
A Infraero iniciou 2015 em situação “delicada”, podendo registrar prejuízo de 500 milhões de reais. Em janeiro, a estatal devia a empreiteiras cerca de 150 milhões de reais que deveriam ter sido pagos em 2014.

(AG)

Sair da versão mobile