Ícone do site Jornal O Sul

Paraná passou o Rio Grande do Sul e se tornou o Estado com o quarto maior PIB do Brasil

Segundo dados do IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) paranaense chegou a 332,84 bilhões de reais, enquanto o gaúcho foi a 331,1 bilhões de reais. (Foto: Reprodução)

O Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul e se tornou a quarta maior economia entre os Estados brasileiros em 2013, segundo dados divulgados nessa quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Naquele ano, o PIB (Produto Interno Bruto) paranaense chegou a 332,84 bilhões de reais, enquanto o gaúcho foi a 331,1 bilhões de reais.

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais se mantiveram nas três primeiras posições, com PIBs de 1,71 trilhão de reais, 626,32 bilhões de reais e 486,96 bilhões de reais, respectivamente.

A distância entre o líder do ranking e os demais, no entanto, está diminuindo. De 2010 a 2013, a participação de São Paulo no PIB nacional caiu de 33,3% para 32,1%. Já o Paraná foi o Estado que mais ganhou participação no PIB nacional, passando de 5,8% para 6,3%.

“Você tem crescimento da indústria extrativa. O preço do minério de ferro está um pouco declinante, mas está alto. Começa a despencar em 2014. O petróleo a mesma coisa. Os Estados com essas atividades não crescem, mas ganham participação devido ao preço”, declarou Frederico Cunha, da coordenação de Contas Nacionais do IBGE. “Você tem uma queda no volume, entretanto, o preço compensa essa queda no valor. O valor é composto por quantidade e preço.” (AG)

Sair da versão mobile