Ícone do site Jornal O Sul

Parcão e Redenção reunirão manifestantes no domingo em Porto Alegre; Segurança Pública trabalhará para prevenir confrontos

Foram destacados 300 policiais militares para os protestos. (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

Os órgãos da segurança pública do Estado trabalharão com foco na prevenção de conflitos e para assegurar o direito de manifestação e de liberdade de expressão durante os protestos programados para o próximo domingo (13) em Porto Alegre. A garantia foi dada a representantes dos movimentos sociais, pelo secretário da Segurança do Estado, Wantuir Jacini, e pelo alto comando da BM (Brigada Militar). Ao menos 300 homens do Batalhão de Operações Especiais acompanharão os protestos.

Jacini recebeu, em seu gabinete, representantes da FBP (Frente Brasil Popular) e da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais). No encontro, foi apresentado à comitiva o planejamento de atuação das forças policiais.

Parcão x Redenção

As manifestações de grupos contrários ao governo da presidenta Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão às 15h de domingo no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. No Parque Farroupilha, a Redenção, a partir das 14h, estarão os grupos favoráveis ao ex-presidente Lula e ao governo Dilma. As autoridades pedem respeito aos oponentes.

O comandante do Policiamento da Capital, tenente coronel Mário Ikeda, informou que a atuação da BM obedecerá ao planejamento que vem sendo elaborado ao longo da semana e informado aos movimentos sociais. “Monitoramos as redes sociais e recebemos informações do setor de inteligência. Vamos trabalhar para que não haja conflito e que as manifestações ocorram nos locais planejados, evitando a realização de marchas”, disse.

Sair da versão mobile