Ícone do site Jornal O Sul

Paris se prepara para retirar 45 toneladas de “cadeados do amor”

"Cadeados do amor" são presos por casais ao longo da Pont des Arts, antes de jogarem a chave no rio. Um ato de romantismo tradicional em Paris, que teve seu fim anunciado. Foto: Reprodução

Muito romantismo pesa: a prefeitura de Paris (França) irá retirar nesta segunda-feira (1º de junho) centenas de milhares de “cadeados do amor” presos à famosa Pont des Arts. A ponte, que passa sobre o rio Sena e oferece uma das melhores vistas da capital, é conhecida mundialmente por seus “cadeados do amor”, fixados por casais ao longo do parapeito da estrutura, antes de jogar a chave no rio. 

Mas, no ano passado, parte do gradeado da ponte desabou, sem causar vítimas, em razão do peso do metal. Com o argumento “degradação do patrimônio, risco para a segurança dos visitantes”, a prefeitura de Paris decidiu remover permanentemente os cadeados do local. “Vamos retirar quase um milhão de cadeados, ou 45 toneladas”, explicou Bruno Julliard, vice-prefeito da Cidade Luz.

A prefeitura irá inicialmente substituir as grelhas e painéis de madeira por “obras de vários artistas” antes de instalar “painéis de vidro”, no outono, indicou Julliard. “É um pouco bobo e uma pena”, lamentou um turista francês chamado John, 57 anos, enquanto caminhava de braço dado com Marion, 42, sua companheira. “Há um simbolismo em prender um cadeado para selar o seu amor nesta ponte, aqui em Paris, a cidade do amor”, acredita o morador do sul da França.

Sair da versão mobile