Ícone do site Jornal O Sul

Parque da Redenção terá corrida contra o AVC neste domingo em Porto Alegre

A pressão alta afeta um em cada quatro brasileiros. (Foto: Reprodução)

A cada ano, 17 milhões de pessoas têm um AVC (acidente vascular cerebral) no mundo, o que resulta na morte de 6,5 milhões e na incapacidade permanente de 26 milhões de sobreviventes.

Como forma de chamar a atenção para o assunto, diversas atividades serão realizadas neste domingo (29), Dia Mundial do AVC. A programação começa com a prova Correndo Contra o AVC, com largada às 9h, no Parque Farroupilha (Redenção), em frente ao Espelho d´Água, próximo à rua Setembrina. A iniciativa é promovida pela Rede Brasil AVC, com participação e parceria da prefeitura, pela Secretaria Municipal de Saúde.

A corrida terá o percurso de cinco quilômetros, com premiação para os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino. Também haverá caminhada de dois quilômetros.

Das 10h às 16h, a população terá verificação de pressão arterial, peso e altura, avaliação dos fatores de risco e informações sobre os sinais de AVC, entre os quais se destaca boca torta, fala arrastada e falta ou diminuição de força em um dos lados do corpo.

Além disso, a iniciativa terá orientações sobre atividade física, nutrição, prática de exercícios e reabilitação física, com divulgação do aplicativo AVC Brasil e Riscômetro (explicação a respeito dos sinais de alerta e o que fazer se tiver um sinal de alerta, dos fatores de risco e de como prevenir o AVC).

Participam da ação diversos profissionais, como médicos neurologistas, residentes, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos de enfermagens, associações de pacientes e estudantes.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também terá equipe no local para orientar o público. Entre as informações, é importantes conhecer os hospitais de referência para o AVC em Porto Alegre: Hospital de Clínicas, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Santa Casa de Misericórdia.

 

Sair da versão mobile