Ícone do site Jornal O Sul

Partículas do novo coronavírus suspensas no ar podem infectar pessoas, segundo cientistas

O tratamento com anticorpos ataca a superfície do vírus. (Foto: Reprodução)

Um grupo de 239 cientistas fez um alerta em carta aberta de que partículas do novo coronavírus (Sars-CoV-2) suspensas no ar podem infectar pessoas, ao contrário do que estabelece a OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo os especialistas, o risco é maior em ambientes fechados.

A OMS até então mantém a posição de que coronavírus se espalha principalmente por grandes gotículas respiratórias, expelidas por pessoas infectadas em tosses e espirros. Publicado em maio pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, na China, um levantou o debate sobre qual a distância que o vírus se espalha no ar qual o papel que ambientes fechados e mal ventilados têm na transmissão.

Após a carta, que pede novas medidas de proteção contra o coronavírus que considerem a transmissão pelo ar, a OMS disse que está “revisando seu conteúdo”.

A carta assinada pelos cientistas afirma que somente as medidas atuais recomendadas pela OMS, como lavar as mãos, usar máscara e álcool gel, não são capazes de conter a transmissão do coronavírus, necessitando medidas específicas em relação a lugares fechados.

Sair da versão mobile