Ícone do site Jornal O Sul

Partido Socialista vence eleição legislativa em Portugal

António Costa comemora resultado da eleição legislativa. (Foto: Reprodução/ Reuters)

O Partido Socialista, comandado pelo atual primeiro-ministro, António Costa, venceu a eleição legislativa de Portugal realizada neste domingo (6). Com quase 99% das urnas apuradas, o partido de Costa recebeu 36,65% dos votos e conquistou 106 cadeiras. Já o Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), do atual líder da oposição Rui Rio, ficou em segundo lugar, com 27,9% dos votos e 77 assentos.

O Bloco de Esquerda teve 9,67% dos votos e conquistou 19 cadeiras. A Coligação Democrática Unitária – formada pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista Os Verdes – ficou na quarta colocação, com 6,46% dos votos e 12 cadeiras.

Apesar da vitória deste domingo, o Partido Socialista não vai ter maioria no Parlamento – eram 230 cadeiras em disputas – e será obrigado a compor com outras agremiações para conseguir governar. Depois do resultado, Costa anunciou que deve procurar outros partidos para formar uma aliança.

“A estabilidade é essencial para a credibilidade internacional de Portugal e para atrair investidores. O PS vai se esforçar para estabelecer soluções que possam assegurar essa estabilidade em toda a legislatura”, afirmou Costa.

No mandato atual, o Partido Socialista é apoiado pelo Bloco de Esquerda e pela Coligação Democrática Unitária. Na eleição passada, o Partido Socialista recebeu 32,38% e conquistou 85 cadeiras.

A votação foi encerrada às 20h, do horário local (16h do horário de Brasília), com o fechamento das urnas no arquipélago dos Açores.

Sair da versão mobile