Ícone do site Jornal O Sul

Pauta dos prefeitos ganha força no Congresso

Beto Albuquerque é presidente do PSB gaúcho e vice-presidente nacional do partido. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

Flavio Pereira

 

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, saudou nessa quinta-feira a 18ª Marcha dos Prefeitos como a mais relevante sob o ponto de vista político. Ziulkoski disse que “com o debate com os partidos políticos sobre a reforma política, realizou-se uma verdadeira sessão do Congresso Nacional na marcha com a presença dos presidentes das duas casas legislativas, dos líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o presidente e o relator da Comissão Especial do Pacto Federativo, além de centenas de parlamentares”.

Nove reivindicações

De forma sintética, a carta dos prefeitos reuniu as nove principais reivindicações municipalistas deste ano e chama a atenção para a pauta legislativa dos municípios, composta por 17 iniciativas, em especial com o novo ISS, mecanismo de reajuste dos programas federais, o FPM anticíclico e a vedação de se criar despesas sem a clara fonte de recursos.

MPT obtém vitória para o cidadão

Diante do habitual desrespeito aos cidadãos que tem ocorrido nas greves promovidas por serviços essenciais, andou bem o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul ao ingressar em juízo e obter liminar para garantir o funcionamento do sistema rodoviário da Capital nesta sexta-feira. O Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre estão obrigados ao cumprimento da decisão, e deverão assegurar o exercício de 50% da frota nos horários considerados de pico, das 6h às 9h e das 16h30min às 19h30min, e de 30% da frota nos demais horários, sob pena de multa diária no valor de R$ 30 mil.

A nova lei de arbitragem

Dirigente do TMA, o Tribunal de Mediação e Arbitragem, Roque Bakof comemora a vigência da Lei 13.129/15, sancionada pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, que vai permitir que esta alternativa seja também aplicada à administração pública direta e indireta para dirimir conflitos patrimoniais. Outras grandes transformações dizem respeito à previsão de arbitragem para solucionar embates relacionados ao Direito do Consumidor e às relações trabalhistas. De acordo com a assessoria da vice-presidência, o objetivo da nova legislação é diminuir o número de processos no Judiciário.

PSB, PPS e PV discutem a crise

Presidente do PSB gaúcho e vice-presidente nacional do partido, Beto Albuquerque confirma à coluna que o Seminário “Diálogo Brasil: reflexões sobre a crise e os caminhos democráticos”, promovido pelas fundações João Mangabeira (PSB), Astrogildo Pereira (PPS) e Herbert Daniel (PV), será realizado em Porto Alegre na próxima segunda-feira, dia 1 de junho. Com transmissão on-line, o evento tem o objetivo de “discutir a crise no País e apontar caminhos democráticos para enfrentá-la”, explica Beto Albuquerque.

Solução para a Emater

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) confirmou nessa quinta-feira, em Brasília, ao colunista, que “estamos bem próximos de uma solução para a concessão do certificado de filantropia para a Emater gaúcha. Ontem, Heinze e o deputado estadual Adolfo Britto, que preside a comissão de Agricultura da Assembleia gaúcha, mantiveram vários contatos com a burocracia de Brasília. Com o consultor-geral da União, Arnaldo Sampaio Godoy, na Advocacia-Geral da União, as notícias foram animadoras. A renovação do certificado é decisiva, sob pena de ressuscitar uma dívida fiscal de exercícios passados, que supera os R$ 2 bilhões.

Portadores de esclerose múltipla

Os portadores de esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica poderão ser incluídos nas hipóteses previstas em lei para movimentação e saque na conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia. Projeto nesse sentido foi protocolado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal gaúcho José Otávio Germano (PP).

Sair da versão mobile