Ícone do site Jornal O Sul

Pelé cancelou sua viagem à Rússia em razão de um problema no joelho e a CBF adiou a homenagem que faria ao ex-atleta

"A minha primeira Copa foi em 1958. Eu sempre tive um favorito em todas as demais Copas. Pela primeira vez, nessa Copa eu não tenho favorito mas sou brasileiro…", disse Pelé. (Foto: Beto Barata/PR)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) havia preparado uma homenagem para Pelé no amistoso da Seleção Brasileira com a Rússia nesta sexta-feira (23), em Moscou (Rússia). Mas o Rei do Futebol foi aconselhado por seus médicos a não viajar por conta de dores no joelho.

A assessoria de imprensa de Pelé informou que não é nada grave e que a permanência na cidade de Santos (SP) é mais por precaução, para que ele consiga encerrar o tratamento, que inclui sessões de fisioterapia. O problema não impedirá que ele esteja presente na Copa do Mundo, que começa em 14 de junho.

A homenagem seria por conta dos 60 anos da estreia de Pelé em Copas do Mundo. Seu primeiro jogo aconteceu justamente contra a União Soviética, em 15 de junho de 1958. Foi o terceiro jogo da seleção no Mundial da Suécia, o primeiro em que o técnico Vicente Feola optou por colocar Pelé em campo. O Brasil venceu por 2 a 0, com dois gols de Vavá.

A CBF pretendia exibir um vídeo no telão do estádio de Luzhniki, palco do amistoso desta sexta, e também entregar uma placa a Pelé pela data comemorativa. A entidade ainda não sabe se conseguirá prestar a homenagem a Pelé em um dos amistosos antes da Copa do Mundo.
Antes de entrar em campo pelo Mundial da Rússia, a Seleção Brasileira ainda fará um amistoso contra a Alemanha, na próxima terça-feira (27), em Berlim (Alemanha). Também jogará contra a Croácia e a Áustria, em junho, na Europa.

A seleção de Tite está no Grupo E e estreia na Copa da Rússia em 17 de junho, contra a Suíça.

Sair da versão mobile