Ícone do site Jornal O Sul

Pelé espera receber 30 milhões de dólares da Samsung após a marca usar um sósia dele em um comercial

Imagem usada pela gigante sul-coreana lembra o ex-craque brasileiro e foi usada de forma inapropriada, alega a defesa de Pelé. (Crédito: Reprodução)

O tricampeão mundial pela seleção brasileira Pelé processou a Samsung Electronics em pelo menos 30 milhões de dólares (aproximadamente 108 milhões de reais), alegando que a companhia sul-coreana usou inapropriadamente e sem permissão um sósia dele em propaganda publicada no jornal The New York Times, em outubro do ano passado.

De acordo com a ação apresentada neste mês em um tribunal federal de Chicago (EUA), a Samsung fez o anúncio de televisores de alta definição em outubro após romper negociações em 2013 para usar a imagem de Pelé para promover seus produtos.

Modelo da propaganda “lembra bastante” o craque.

Embora a propaganda não mencione Pelé, inclui uma imagem de um homem que “lembra bastante” ele, e uma pequena foto de um jogador de futebol realizando um “chute de bicicleta, aperfeiçoado e notoriamente usado por Pelé”, de acordo com a ação.

Grande parte da renda de Pelé, hoje com 75 anos, vem de propagandas e, segundo a acusação, o anúncio irá afetar o valor dos direitos de imagem do ex-atleta e confundir consumidores que podem acreditar que ele endossa produtos Samsung. Procurada pela agência Reuters, a porta-voz da Samsung Danielle Cohen se negou a comentar.

Especialista em direito de imagem está no caso.
A queixa foi apresentada pela Pele IP Ownership LLC, que controla a marca Pelé e os direitos de imagem do ex-jogador. É datada de 16 de março e foi relatada anteriormente pelo jornal americano Chicago Sun-Times.
O advogado Fred Sperling é que está representando Pelé no caso. Em agosto do ano passado, o especialista ajudou o ex-jogador de basquete americano Michael Jordan a ganhar 8,9 milhões de dólares da cadeia de supermercados Dominick. No caso do ex-astro da NBA, o advogado alegou que a empresa usou a imagem de Jordan sem autorização na publicidade impressa.

Sair da versão mobile