Ícone do site Jornal O Sul

Atentado com bomba no Paquistão deixa pelo menos 9 mortos e 35 feridos

Atentado é o terceiro na cidade de Quetta, nas últimas semanas, contra patrulha do Corpo de Fronteiras do Paquistão. Esse destacamento do Exército do país sofreu 941 ataques insurgentes em 2015. (Crédito: Reprodução)

Pelo menos nove pessoas morreram, entre eles três soldados, e 35 ficaram feridas em um atentado com bomba ocorrido neste sábado (6) contra um veículo do exército na cidade de Quetta, no oeste do Paquistão. O atentado aconteceu perto da porta principal dos tribunais da cidade, indicou o porta-voz do governo provincial, Anwar Haq Kakar. “O suicida estava de bicicleta. O alvo era um veículo do Corpo de Fronteiras” do Exército, informou ele.

Alerta máximo. 

O porta-voz explicou que os feridos foram levados a hospitais e que a cidade, capital da província de Baluchistão, está em estado de alerta máximo. O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o ataque e pediu às forças de segurança que capturem os responsáveis. O principal grupo talibã do país, o TTP (Tehreek-e-Taliban Paquistão), reivindicou o ataque em um e-mail. “O +TTP realizou o ataque contra um veículo do Corpo de Fronteiras”, afirmou o porta-voz talibã Mohammed Khurasani.

Ataques sistemáticos ao exército. 

Este atentado é o terceiro na cidade de Quetta nas últimas semanas, após o mais grave, contra uma campanha contra a pólio no Paquistão, que deixou 15 mortos, e o ataque a uma outra patrulha do Corpo de Fronteiras do Paquistão, que deixou cinco soldados mortos, em janeiro. O batalhão auxiliar do Exército paquistanês já sofreu 941 ataques insurgentes em 2015, nos quais morreram 43 de seus membros e 112 ficaram feridos na província do Baluchistão, onde operam talibãs e grupos independentistas. (AG)

Sair da versão mobile