Ícone do site Jornal O Sul

Pentágono diz acreditar em “caminho diplomático” na crise entre Rússia e Ucrânia

Mesmo buscando o caminho diplomático, o governo norte-americano segue mandando tropas para a Europa. (Foto: US Army/Divulgação)

Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (14), o porta-voz do Pentágono nos Estados Unidos, John Kirby, afirmou que “ainda acredita que possa haver um caminho diplomático” na tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

O porta-voz destacou que apesar de os EUA afirmarem que uma ação militar pode acontecer a qualquer momento, eles acreditam que o presidente russo, Vladmir Putin, ainda não tomou uma decisão.

A entrevista de Kirby ocorre em um momento de absoluta tensão na Ucrânia. O porta-voz disse que os Estados Unidos compartilham as informações com países aliados, e manifestam a contínua preocupação com o poderio militar que Putin está posicionando nas fronteiras da Ucrânia.

A Rússia alega estar fazendo testes e estudos militares na Belarus, que faz fronteira com a Ucrânia. Entretanto, o poderio militar está sendo continuamente monitorado, visto que os EUA manifestam preocupação com a quantidade de armamento e militares que a Rússia alocou para essa região.

John Kirby, o porta-voz do pentágono norte-americano, foi taxativo ao dizer que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi claro quando afirmou que os EUA vão agir rápido, e que haverá consequências econômicas severas se houver uma invasão da Rússia.

Sair da versão mobile