Com a abertura de 201,7 mil novos postos de trabalho, as micro e pequenas empresas foram as responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas de emprego criadas no Brasil em outubro. O levantamento foi feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Nos meses anteriores, esse índice girava em torno de 70%.
No acumulado do ano, 72,7% das vagas criadas entre os meses de janeiro e outubro são dos pequenos negócios. No total, foram gerados no Brasil 2,6 milhões de empregos, sendo que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 1,9 milhão.
Setores
Quando analisada a geração de empregos por setor, em outubro as micro e pequenas empresas do segmento de serviços foram as que mais criaram vagas (87,5 mil), como vem ocorrendo nos últimos meses. Em segundo lugar, ficaram as empresas do comércio, com 61,3 mil novos postos de trabalho, seguidas pelas da indústria de transformação (28,4 mil) e construção civil (22,6 mil). Já os pequenos negócios da agropecuária apresentaram saldo negativo de 1,15 mil vagas.
Ao analisar as empresas de médio e grande porte no mesmo período, dos principais setores monitorados, três apresentaram saldo negativo: construção, agropecuária e indústria de transformação.