Ícone do site Jornal O Sul

Pequim estreará este ano o seu primeiro trem de levitação magnética

O trem de levitação magnética terá velocidade máxima de 80 quilômetros por hora . (Foto: Reprodução)

Pequim, a capital da China, vai estrear, no final do ano, a primeira linha de trem de levitação magnética de baixa velocidade, segundo anunciou nesse sábado a empresa operadora do metrô da capital. A linha terá uma longitude de 10,2 quilômetros e servirá um distrito suburbano da cidade.

Os primeiros testes de circulação estão em preparação, disse a empresa, citada pela agência oficial “Xinhua”.

O trem de levitação magnética (ou “maglev”) terá uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora e cada trem poderá receber até 1.032 passageiros.

Em outubro do ano passado, a empresa chinesa estatal de fabricação de material ferroviário (CRRC) anunciou um plano para desenvolver a ferrovia de levitação magnética mais rápida do mundo, capaz de chegar a uma velocidade de 600 quilômetros por hora.

Xangai vem operando desde 2004 uma linha ferroviária de levitação magnética de baixa velocidade entre os arredores da cidade e o Aeroporto Internacional de Pudong.

Esta tecnologia é mais barata que o metrô tradicional, que requer investimentos significativos para a construção de túneis, e também evita descarrilamentos.

Sair da versão mobile