Ícone do site Jornal O Sul

Perigo: falha no Android permite invasão de celular por mensagem

Hackers descobriram que podem ocultar programas em arquivos de vídeo. (Crédito: Reprodução)

Um bug presente em 95% dos celulares que usam o sistema operacional Android, do Google, permite que criminosos consigam executar um vírus com o simples envio de uma mensagem do tipo MMS (espécie de SMS multimídia).

Intitulada “Stagefright” (que significa “pavor de palco”, em inglês) por técnicos da empresa Zimperium, sediada em São Francisco (EUA), a brecha no código poderia afetar mais de 900 milhões de smartphones que a contêm. Na estimativa dos pesquisadores, todas as versões do Android a partir da 2.2 estão vulneráveis. As anteriores à 4.1 Jelly Bean são as mais problemáticas, afirmou a companhia.

O gigante das buscas foi notificado e agiu “prontamente” para tentar consertar o erro, diz a Zimperium. “Mas isso foi só o começo do que será um comprido processo de atualização [do sistema].” Para se proteger, é preciso ficar atento para qualquer atualização emitida pelo Google e fazê-la prontamente, mas não há mais do que isso. Conforme a empresa de segurança, aparelhos com mais de um ano e meio de vida não devem ser atualizados e devem continuar desprotegidos.

Vice-presidente de pesquisa da Zimporium, Joshua J. Drake definiu a falha como “a pior já descoberta” nesse software do Google. “Os autores de um ataque só precisam do número do celular”, ressaltou a empresa.

A companhia de segurança virtual contou ainda que vai detalhar a descoberta durante duas conferências para especialistas no tema: a Black Hat USA, realizada no dia 5 de agosto; e a Def Con, no dia 7, ambas em Las Vegas (EUA). (Folhapress)

Sair da versão mobile