Ícone do site Jornal O Sul

Peritos detonam bomba da Segunda Guerra na cidade alemã de Frankfurt

Água deslocada pela explosão chegou até 30 metros de altura. (Foto: Reprodução)

Cerca de 600 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas no centro antigo de Frankfurt neste domingo (14) devido à operação de explosão controlada de uma bomba da Segunda Guerra Mundial descoberta no fundo do rio Meno.

A detonação, realizada por especialistas, provocou uma cortina de água de cerca de 30 metros de altura, além de um forte barulho. “Foi confirmado que a bomba não apresenta mais perigo”, informou um porta-voz da polícia, depois que mergulhadores atestaram que o artefato fora destruído.

Bombeiros descobriram a bomba de 250 quilos, de fabricação americana, durante treinamento de mergulho no rio na terça-feira.

O plano inicial era apenas destruir o mecanismo de detonação. Entretanto, os peritos também contavam que a própria bomba explodisse, o que acabou acontecendo, de acordo com as autoridades.

Um grupo de mergulhadores especializados em explosivos removeu o artefato de guerra para uma área de profundidade entre 5,50 e 6 metros, fixou explosivos na bomba e realizou pequenas explosões dentro da água, para afugentar os peixes. Mesmo assim, após a detonação do armamento americano ainda foram vistos alguns animais flutuando sem vida no rio, informou a polícia.

Curiosos assistiram à detonação de uma das pontes próximas. Ruas, o tráfego de embarcações e o transporte coletivo foram parcialmente paralisados ou desviados. Alguns museus e a catedral de Frankfurt permaneceram fechados.

Mesmo mais de 70 anos após o fim da Segunda Guerra, bombas e outras munições ainda são frequentemente descobertas na Alemanha.

Em setembro de 2017 foi realizada a maior operação de retirada de pessoas na Alemanha do pós-guerra após a descoberta de uma bomba britânica de 1,8 tonelada nas proximidades de Universidade de Frankfurt, na região central da cidade. Mais de 60 mil indivíduos foram afetados.

Estímulos para a economia

Com a desaceleração da economia global e sinais de que serão necessárias medidas de incentivo, economistas têm pressionado a Alemanha e outros países que têm condições de prover estímulos mas não estão adotando medidas neste sentido até o momento. Políticas de estímulo à economia estiveram no centro das discussões dos encontros do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, Estados Unidos, neste fim de semana. Em seu relatório anual sobre políticas fiscais globais, o FMI destacou a Alemanha, a Coreia do Sul e a Austrália como países onde estímulos fiscais poderiam fazer sentido. No início deste mês, o FMI pediu à Suíça que aumentasse os gastos públicos.

Sair da versão mobile