Ícone do site Jornal O Sul

Pesquisa aponta Syriza com um ponto à frente em corrida eleitoral na Grécia

Alexis Tsipras ainda como primeiro-ministro da Grécia. Foto: Angelos Tzortzinis/AFP

O Partido Syriza receberia 26% dos votos na nova eleição convocada para este mês na Grécia, apenas um ponto à frente da leganda conservadora Nova Democracia, mostrou uma pesquisa divulgada pelo canal de TV Pulse for Action nessa terça-feira.

O ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras renunciou em agosto para buscar um novo mandato para um acordo de resgate financeiro, conseguido por ele aos credores internacionais do país. Mas as pesquisas de opinião mostraram a liderança do Syriza se encolhendo, sugerindo que a estratégia do ex-premiê pode ter sido arriscada. O levantamento também indicou que a sigla Aurora Dourada levaria 6% dos votos, enquanto 10% dos entrevistados se disseram indecisos sobre em quem votar.

Mais de dois terços dos pesquisados disseram desaprovar o desempenho de Tsipras em seus sete meses no cargo. Anteriormente, os levantamentos sugeriram que o ex-governante permanecia popular com os eleitores, porque tinha, pelo menos, lutado nas negociações por um resgate. “Fizemos uma escolha difícil ao não levar o país a um desastre nacional”, disse o ex-mandatário a uma multidão durante discurso de campanha eleitoral na ilha de Creta. “Estamos orgulhosos do que fizemos nessa batalha todo este tempo, defendendo os direitos do povo grego.”

Sair da versão mobile