Ícone do site Jornal O Sul

Pesquisa identifica o que os aposentados pretendem fazer com o adiantamento do 13º salário em Porto Alegre

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O Sindilojas Porto Alegre, através do seu Núcleo de Pesquisa, coletou, entre os dias 15 e 19 de abril, dados para entender como os aposentados e pensionistas pretendem usar o adiantamento do 13º salário pago pelo INSS (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O pagamento iniciou no dia 24 de abril, e segundo a pesquisa, metade (50%) dos respondentes pretende pagar dívidas. Com isso, essas pessoas voltam a consumir, injetando dinheiro na economia local.

Em seguida, a opção de deixar o valor recebido em conta corrente foi citado por 26,9% dos entrevistados. Àqueles que querem investir o dinheiro recebido, seja na poupança, seja em outras aplicações, somam 25,6%. Lembrando que as opções de respostas são múltiplas.

Outro dado que a pesquisa mostra é que 25,6% dos aposentados entrevistados vão utilizar o adiantamento da aposentadoria para comprar algum produto/serviço de segmentos diversos.

Demais opções de como usar o dinheiro da antecipação do 13ª salário dos aposentados: comprar artigos para casa: 11,5%; presentear alguém: 7,7%, reforma e conserto da casa: 5,1%, guardar o dinheiro em casa: 3,8%, viajar: 2,6% e comprar coisas para si: 1,3%.

Para o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, o dado mais votado, o de pagar dívidas, é muito bem recebido. “Quando a pessoa tem dinheiro em mão e usa para pagar sua dívida, ela diminui o prejuízo do lojista e ainda limpa seu nome. Assim, volta a ter poder de consumo, e em efeito dominó, faz a economia girar”, ressaltou.

Sair da versão mobile