Ícone do site Jornal O Sul

Pesquisador diz ter encontrado restos mortais da “Mona Lisa”

Testes de carbono 14 revelaram que o túmulo de Lisa Gherardini del Giocondo, a suposta modelo do quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, está no convento Santa Úrsula, em Florença (Itália). O anúncio da descoberta foi feito pelo líder das pesquisas, o italiano Silvano Vinceti e que é muito conhecido na Itália por descobertas e estudos feitos sobre Caravaggio.

Segundo os exames, um dos três pedaços de ossos encontrados na cripta do mosteiro se revelou compatível com o período de morte de Lisa, em 1542, e que poderá, no futuro, ser confrontado com o DNA de seus filhos. Na tumba, acredita-se que foram enterrados Lisa e seu marido, Francesco di Bartolomeu del Giocondo. Seus dois filhos foram enterrados em outro ponto da mesma Igreja.

“É muito provável que, graças ao carbono 14, nós tenhamos individualizado em um caixão na cripta de Santa Úrsula os restos do esqueleto do corpo de Lisa. Além disso, há outros elementos convergentes, além do carbono, que dizem que nós podemos ter descoberto o túmulo”, disse Vinceti nesta quinta-feira (23).

Vinceti, contudo, reconheceu que as pesquisas sobre o assunto podem ser paralisadas. “No momento, não é possível proceder com os exames de DNA com as técnicas disponíveis atualmente. Em particular, os restos dos filhos que foram encontrados na igreja da Santíssima Anunciação estão muito degradados por enchentes e não dão DNA suficiente para tais exames “, finalizou.

Sair da versão mobile