Ícone do site Jornal O Sul

Pesquisadores da UFPel lançam guia de identificação de aves do extremo sul do Brasil

Publicação apresenta 431 espécies de aves, quase dois terços das já registradas no Estado. (Foto: Divulgação)

O professor Cláudio Dias Timm, da Faculdade de Veterinária da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), e o biólogo Vítor Falchi Timm, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, publicaram o livro “Aves do Extremo Sul do Brasil: guia de identificação”.

A publicação atende uma demanda crescente por informações sobre as aves que ocorrem no Sul do Estado do Rio Grande do Sul, particularmente em decorrência do aumento no número de observadores que buscam a região para fazerem seus registros. Neste sentido, o livro é um instrumento auxiliar na identificação das aves, nem sempre fáceis de distinguir de outras espécies semelhantes.

Neste guia, estão representadas 431 espécies de aves, o que corresponde a quase dois terços das espécies de aves já registradas no Estado. As aves estão ilustradas em 585 fotografias. Para cada espécie, além das imagens, há um texto com a descrição da ave, ambiente em que vive, época em que é observada na região, frequência com que pode ser encontrada e ainda algumas observações sobre o comportamento que podem ser úteis para sua localização e identificação.

Também são abordadas as diferenças morfológicas relativas a sexo, idade, período reprodutivo e morfotipos. Especial atenção foi dada às espécies de difícil diferenciação a campo, chamando a atenção para as características que permitem a sua identificação.

Interessados na obra podem procurar os autores pelo e-mail avesdoextremosul@gmail.com .

Sair da versão mobile