Ícone do site Jornal O Sul

Rússia intercepta avião dos Estados Unidos durante exercício militar no Oceano Pacífico

Manobra ocorreu durante grande exercício militar russo no Pacífico, na véspera do encontro de líderes do G7. (Foto: Reprodução)

A Rússia interceptou, na última semana, uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos, durante um exercício militar russo de grande porte no Oceano Pacífico. Segundo o Ministério da Defesa russo, um caça escoltou o avião americano, um Boeing RC-135, para uma zona neutra. Não houve maiores incidentes depois disso.

A interceptação ocorreu durante um dos maiores exercícios militares promovidos pela Rússia no Pacífico, que envolve dezenas de navios e aeronaves russos.

Esse exercício ocorre na véspera do início do encontro dos líderes do G7 — grupo de países ricos do Ocidente com quem a Rússia tem relações mais frias.

Macron 

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) precisa de uma estratégia para quando a Rússia “lançar incursões, ataques cibernéticos ou intimidar” os países europeus.

“Precisamos saber quem são nossos inimigos e quem eles são”, disse Macron.

A Otan é a aliança militar ocidental formada como contraponto ao bloco comunista liderado pela União Soviética, durante a Guerra Fria, mas que continua existindo e atuante.

Na próxima semana, o presidente russo, Vladimir Putin, deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Os dois mantêm uma postura muito crítica um ao outro, e os democratas vêm acusando os russos de interferência em processos eleitorais americanos.

A força aérea russa interceptou um avião de patrulha dos Estados Unidos que sobrevoava o mar Negro, próximo a Crimeia.

O Boeing P-8A Poseidon, que pertence ao Esquadrão de Patrulha da Marinha dos Estados Unidos (VP-30), havia decolado da base aérea de Sigonella, na Itália se aproximava da fronteira russa, quando foi abordado por um avião de combate russo Sukhoi Su-27 Flanker.

“A tripulação do caça se aproximou a uma distância segura da aeronave antes de identificá-la como uma aeronave de reconhecimento Poseidon, que imediatamente mudou de rota para se afastar da fronteira”, afirmou Ministério da Defesa da Rússia.

Outro incidente ocorrido em 4 de junho levou a um protesto oficial da Marinha dos Estados Unidos. Durante uma interceptação no Mar Mediterrâneo, um Su-35 haveria feito várias passagens perto demais de um P8-A Poseidon, incluindo uma em alta velocidade diretamente em frente ao avião, gerando uma forte esteira de turbulência.

“Em 4 de junho de 2019, um P-8A Poseidon voando no espaço aéreo internacional, sobre o Mar Mediterrâneo, foi interceptado por caça russo Su-35 por três vezes” afirmou a marinha dos Estados Unidos em comunicado. “A segunda interação foi classificada como insegura devido ao Su-35 estar em alta velocidade diretamente a frente da aeronave [P-8A] em missão, o que colocou nossos pilotos e tripulação em risco”.

Pouco depois, a Rússia afirma ter interceptado vários bombardeiros estratégicos Boeing B-52 Stratofortress, que voavam na mesma região.

O Ministério da Defesa da Rússia em nota afirmou que os aviões B-52 não violaram as fronteiras russas e que a interceptação foi efetuada em conformidade com as regras internacionais. Segundo Moscou, apenas em 2018 as bases russas teriam detectado e rastreado 3.000 aeronaves militares estrangeiras, incluindo 1.000 de reconhecimento voando próximo ao espaço aéreo russo, colocando tropas em alerta máximo mais de 4.000 vezes naquele ano.

A maior parte das ocorrências têm ocorrido sobre o mar Báltico, próximo a região de Krasnodar, assim como em regiões nos arredores das bases russas na Síria.

Da mesma forma os países membro da Otan afirmam que o número de aeronaves russas interceptadas tem aumentado consideravelmente, os maiores casos têm sido no espaço aéreo do Báltico, onde estão a maior parte dos países membros da aliança que foram até a década de 1990 parte do bloco soviético.

Sair da versão mobile