Ícone do site Jornal O Sul

Pesquisas indicam disputa apertada entre Hillary Clinton e Donald Trump nos EUA

Trump e Hillary, os prováveis candidatos à presdiência dos EUA. (Fotos: Shannon Stapleton/Reuters; Pablo Martinez Monsivais/AP)

Pesquisas recentes revelam que, quando Hillary Clinton garantir a candidatura presidencial democrata nos Estados Unidos, não será tão fácil, como alguns analistas previam, derrotar o virtual candidato republicano, Donald Trump, nas eleições de novembro. Dois dos últimos levantamentos realizados em nível nacional, um da rede NBC e do periódico The Wall Street Journal, e outro da CBS e do The New York Times, indicam uma leve vantagem de Hillary frente ao polêmico magnata nova-iorquino, de seis pontos percentuais no melhor dos casos.

Porém, em outras duas pesquisas (da emissora Fox por um lado e da ABC e do The Washington Post por outro), Trump supera a ex-secretária de Estado por três e dois pontos percentuais, respectivamente. Assim, segundo a média diária elaborada pelo site RealClearPolitics sobre as pesquisas de intenções de voto, atualmente Trump e Hillary estão virtualmente empatados para as eleições de 8 de novembro, já que o republicano conta com 43,4% de apoio e a democrata com 43,2%.

O rival de Hillary pela candidatura presidencial democrata, o senador Bernie Sanders, disse em uma entrevista à ABC no fim de semana que votar entre a ex-secretária de Estado e o magnata republicano em novembro seria como escolher “o menor de dois males”. (Efe)

Sair da versão mobile