Britney Spears e tornou um dos nomes do momento em meio às manifestações antirracismo após o assassinato do ex-segurança negro George Floyd por um policial branco nos EUA. Isso porque sobrou até mesmo pras estátuas de diversos países, que homenageavam personagens racistas.
Em Bristol, na Inglaterra, por exemplo, a estátua do escravocrata Edward Colston foi derrubada pela população e jogada dentro do rio. Em outros países, monumentos foram pichados e até decapitados, gerando uma discussão sobre homenagem a personagens históricos responsáveis por escravizar, torturar e matar pessoas.
Assim, fãs decidiram criar até mesmo um abaixo-assinado pedindo que o estado da Lousiana, nos EUA, substituísse as estátuas por imagens de Britney Spears, a eterna “princesinha do pop”!
No site Change.org, o documento pede ao governador da Louisiana, John Bel Edwards, que substitua as estátuas confederadas por bustos de Britney. A petição, iniciada por Kassie Thibodeaux, está chegando à meta de 10.000 assinaturas e os números não param.
Na descrição do documento, a petição inclui um pedido de ajuda não só ao governador, mas ao senador Bill Cassidy, ao deputado Cedric Richmond e ao Senado da Louisiana para “fazer a coisa certa: substituir estátuas pelas de um ser humano influente: Britney Spears”.
Entre as justificativas dos fãs para esse tipo de homenagem a Britney, eles citam “o talento, força de caráter, superação de um colapso mental e ser uma inspiração para milhões”. Além de ela ter, em 2006, com a The Britney Spears Foundation, arrecadado mais de 585 mil dólares para caridade e doado uma grande parte para programas de ajuda do furacão Katrina, sua associação à Cruz Vermelha e doação de parte de dinheiro de venda de ingressos para ajudar vítimas de enchentes no estado da Lousiana.
