Ícone do site Jornal O Sul

Petrobras prevê queda no preço dos combustíveis após venda de refinarias

Preço da gasolina no Brasil está acima do valor cobrado no exterior há um ano (Foto Jackson Ciceri/O Sul)

A abertura do mercado de refino a empresas privadas vai garantir preços de combustíveis mais competitivos para os consumidores, disse o diretor de refino e gás da Petrobras, Jorge Celestino. A venda de participações em refinarias é a principal novidade do novo plano de negócios da estatal, que foi apresentado ao mercado na semana passada e prevê investimentos de US$ 74,1 bilhões entre 2017 e 2021.

Celestino disse que os preços praticados hoje pela empresa são “justos” – embora estejam entre 30% e 40% acima do mercado internacional –, mas que esse conceito muda de acordo com o nível de competição do mercado.

“O mercado sempre vai buscar o melhor preço. A melhor alternativa econômica é aquela do mercado”, afirmou. No momento, cerca de 15% do mercado brasileiro de diesel, que soma 4,5 bilhões de litros por mês, é abastecido por importações realizadas por companhias privadas.

Mesmo assim, Celestino diz que a Petrobras não vê necessidade de reduzir preços. A estatal anunciará até o fim do ano as diretrizes de sua política de preços de combustíveis, que vai considerar as cotações internacionais do petróleo e a evolução da fatia da empresa no mercado local.

Atualmente, a Petrobras tem 13 refinarias, com capacidade para processar 2,1 milhões de barris de petróleo por dia. (Folhapress)

Sair da versão mobile