Ícone do site Jornal O Sul

Petrobras tem sétimo pior resultado trimestral desde 1999, diz consultoria

Para o presidente da estatal, Aldemir Bendine, os resultados são bons diante da “nova realidade”. (Foto: André Coelho/AG)

A Petrobras registrou seu sétimo pior resultado trimestral desde 1999, segundo levantamento da consultoria Economatica, divulgado um dia depois da apresentação do balanço da estatal, que mostrou um lucro líquido de 531 milhões reais no segundo trimestre de 2015. O resultado é quase 90% menor que no mesmo período do ano passado, quando lucrou 4,959 bilhões de reais.

De acordo com a pesquisa, o pior efeito foi registrado no quarto trimestre de 2014, quando a empresa teve prejuízo de 26,6 bilhões de reais.

O resultado veio abaixo das expectativas do mercado e é o pior para um segundo trimestre desde 2012, quando a estatal teve rombo de 1,3 trilhão de reais, conforme levantamento. Uma projeção com cinco analistas ouvidos pela Reuters esperava lucro de 5,14 bilhões de reais no período.

Segundo a petroleira, o lucro menor reflete “o aumento da despesa financeira líquida, o reconhecimento de despesa tributária de IOF [Imposto sobre Operações Financeiras] é a maior despesa com imposto de renda e contribuição social devido ao provisionamento desses tributos sobre lucros auferidos no exterior de  1,097 bilhão de reais”.

Para o presidente da estatal, Aldemir Bendine, os resultados são bons diante da “nova realidade”, já que em 2014 o preço do Brent (petróleo negociado em Londres) estava em 120 dólares.

“Estamos muito satisfeitos”, diz Bendine, acrescentando que “pode ser que o número final não mostre a grandiosidade da companhia”. (AG)

Sair da versão mobile