Ícone do site Jornal O Sul

Pianista gaúcha Olinda Alessandrini se apresenta nesta quinta-feira em Porto Alegre

Concerto tem entrada franca e repertório centrado em compositores brasileiros. (Foto: Divulgação/TSP)

A pianista gaúcha Olinda Allessandrini é a atração desta quinta-feira (22) no projeto “Mistura Fina”, do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Com entrada franca, o evento começa às 19h no Multipalco Eva Sopher, anexo à sede da instituição (Centro Histórico). Já o programa passeia por diversas obras da música brasileira de diferentes épocas e estilos.

Reconhecida como um dos mais versáteis e respeitados nomes do instrumento em atividade no Brasil, Olinda tem uma carreira marcada pela amplitude de repertório, tanto erudito quanto popular. Seu trabalho contempla recitais solo, música de câmara e concertos com orquestra, além de intensa atuação como pesquisadora, educadora e divulgadora do segmento.

O currículo inclui troféus em diversas edições do Prêmio Açorianos (promovido pela Secretaria Municipal da Cultura da capital gaúcha), inclusive pela gravação e pesquisa de repertórios brasileiros e latino-americanos. Sua discografia inclui 11 CDs solo com obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Francisco Mignone, Araújo Vianna e Radamés Gnattali, entre outros, além de 17 discos como pianista convidada.

Seu DVD “Pampiano” é outra importante referência em termos de música erudita produzida no Rio Grande do Sul. Ela também é autora de artigos em jornais e capítulos de publicações sobre o tema, bem como um livro próprio, “Notas em Pauta” (2024), lançado em 2024 com êxito de público e crítica.

Olinda também possui trajetória marcada por intensa atividade na área formativa. É coordenadora de música de câmara do Festival Internacional de Música Femusik e atuou em cinco edições do Festival Gramado in Concert. Recentemente, passou a integrar o corpo docente da Academia de Música da Escola da  Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), como professora de música de câmara.

A artista nascida em Caxias do Sul (Serra Gaúcha) mantém, ainda, presença ativa nas plataformas digitais e em seu canal no site de vídeos youtube.com. Na plataforma, ela por meio do qual disponibiliza performances ao piano e reflexões sobre música.

Programa

Olinda Allessandrini percorre a delicadeza romântica da “Valsa de Esquina nº 2 – Lento e mavioso”, de Francisco Mignone, visita o lirismo intimista de “Miudinho”, trecho da Bachiana Brasileira nº 4 de Heitor Villa-Lobos, explora o pulso afro-brasileiro em “Dança de Negros”, de Fructuoso Vianna.

O encerramento, por sua vez, tem como destaque o virtuosismo híbrido de “Odeon”, tango brasileiro de Ernesto Nazareth. No texto de divulgação, é enfatizada a “seleção que evidencia a versatilidade da intérprete e o espectro expressivo da música nacional”.

Com produção da Primeira Fila Produções em correalização com o Multipalco Eva Sopher, o projeto conta com audiodescrição garantida em todas as datas pela empresa Ovni Acessibilidade Universal. A iniciativa conta com patrocínio da Bistek e da CEEE Equatorial e financiamento do programa Pró-Cultura RS.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile