Ícone do site Jornal O Sul

Pioneiro do soul e do funk, Gerson King Combo morre aos 76 anos

"Mandamentos Black" foi o maior sucesso da carreira do "James Brown brasileiro". (Foto: Reprodução/Facebook)

Gerson King Combo, pioneiro do soul e do funk no Brasil, morreu na noite de terça-feira (22), aos 76 anos, no Rio de Janeiro. O cantor faleceu em decorrência de infecção generalizada e complicações do diabetes após ser hospitalizado.

Nascido no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1943, Gérson Rodrigues Côrtes era irmão de Getúlio Côrtes, autor da música “Negro Gato”, famosa com Roberto Carlos e Luiz Melodia.

Gerson começou a carreira com o nome real e fez parte de várias bandas, como Renato e Seus Blue Caps, Fevers e Fórmula Sete. Ele também foi autor de hits da Jovem Guarda.

Depois, passou a se dedicar mais à black music e ao soul, fazendo parte de uma cena que tinha também Carlos Dafé, Hyldon, Cassiano, Tim Maia, Sandra de Sá e Banda Black Rio. O primeiro álbum, “Gerson King Combo Volume I”, saiu em 1977.

O disco tinha a música “Mandamentos Black”, o maior sucesso da carreira dele, utilizado em trilhas sonoras de séries e filmes. Nos anos 90, Gerson trabalhou como coordenador de eventos de uma fundação para crianças carentes. Nos anos 2000, retomou a carreira. Ele era conhecido como o “James Brown brasileiro”.

Sair da versão mobile