Ícone do site Jornal O Sul

Ex-diretor do Banco do Brasil divide cela com preso por estupro e outro por matar a mulher

Pizzolato (de branco) chegou às 8h45min desta sexta-feira a Brasília. Crédito: Reprodução

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato chegou ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde ficará preso, por volta das 10h20min desta sexta-feira (23). Antes de ser levado pela PF (Polícia Federal) ao presídio, ele passou por exames no Instituto Médico Legal.

Pizzolato terá direito a duas horas diárias de banho de sol e dividirá uma cela com outros dois presos – Elton Antonio dos Santos, condenado por estupro e violência doméstica, e José Carlos Alves dos Santos, ex-assessor do Senado que cumpriu pena pela morte da esposa e foi condenado pelo chamado escândalo dos anões do Orçamento nos anos 1990.

 

De acordo com o subsecretário, a cela ocupada pelos três está na ala de “vulnerárveis”, ou seja, idosos e presos que ficam sem contato com os demais devido ao risco de sofrerem algum tipo de violência.

Transferência

Pizzolato deixou a Itália no início da noite de quinta-feira (22) acompanhado de um delegado da Polícia Federal, dois agentes e uma médica. No voo, ele assistiu a um filme e dormiu durante parte da noite. Pizzolato foi vaiado por outros passageiros. Ao desembarcar em Guarulhos (SP), Pizzolato não passou pelo saguão, como os passageiros comuns, e, ao deixar o avião que o trouxe da Europa, entrou em uma aeronave da PF. Em seguida, o grupo seguiu para Brasília.

Condenado no julgamento do mensalão do PT a 12 anos e sete meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu do Brasil em novembro de 2013. Ele usou o passaporte do irmão morto, mas foi preso em Maranello, na Itália, em fevereiro do ano passado – Pizzolato tem cidadania italiana. A extradição foi autorizada no mês passado.  A defesa de Pizzolato deverá pedir a transferência dele para um presídio de Santa Catarina, onde o ex-diretor tem familiares.

 

 

Sair da versão mobile