Ícone do site Jornal O Sul

Governo teme que prisão de senador afete votação no Congresso

(Foto: Reynaldo Stavale/Agência Câmara)

O Palácio do Planalto teme que a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, prejudique votações importantes no Congresso, como a que estava prevista para essa quarta-feira sobre a alteração da meta fiscal. A sessão deverá ser postergada para a próxima semana.

Delcídio era um dos principais articuladores do Congresso e participava da maioria das reuniões de coordenação política do governo.

Ministros do núcleo próximo a Dilma se reuniram no Palácio do Planalto nessa quarta-feira para avaliar a prisão de Delcídio e discutir a escolha de um substituto interino na liderança da Casa.

No fim da tarde, a Secretaria de Comunicação da Presidência divulgou uma nota para informar que o novo líder do governo no Senado será escolhido na semana que vem. Até lá, respondem interinamente pelo cargo os vice-líderes na Casa: Temário Mota (PDT-RR), Wellington Fagundes (PR-MT), Paulo Rocha (PT-PA) e Hélio José (PSD-DF).

Foi preso ainda o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que estaria envolvido nas irregularidades. A sua prisão também preocupa o Planalto porque a investigação chegou no setor financeiro, o que pode derrubar índices da Bolsa de Valores e trazer outros desdobramentos à crise política e econômica no País. (Folhapress)

Sair da versão mobile